Latest Topics

Forum offline

E-commerce, ou comércio eletrónico, diz respeito à implementação de uma loja virtual. Permite, portanto, a compra e venda de bens ou serviços online. Provavelmente está familiarizado com este conceito.

Só em Portugal, no ano passado (2017) 3.1 milhões de compradores realizaram compras online gastando 4,2 mil milhões de euros. Segundo um estudo da E-commerce Foundation Portugal fechou o ano de 2017 com um volume de negócios de 4,7 mil milhões de euros revelando um crescimento de 12% face a 2016.

Em França 36,6 milhões de utilizadores fazem compras online, representando 82,7% dos internautas franceses (Dados de Fevad Ice).

Os dados são claros e expressam uma franca oportunidade para empreendedores que pretendam atualizar-se digitalmente e satisfazer novos consumidores que procuram, comparam e compram online.

Está a pensar em oportunidades de negócios online?

Iremos mostrar-lhe como criar uma loja virtual, as melhores estratégias para vender online em Portugal e como internacionalizar o seu comércio eletrónico.

Primeiro confira vantagens e desvantagens do comércio eletrónico:

Vantagens de E-commerce

  • Loja disponível 24h por dia.
  • Inexistência de barreiras físicas.
  • Mais cómodo.
  • Poupança de tempo em deslocações e filas de espera.
  • Processo de compra mais informado.
  • Em qualquer altura, lugar e dispositivo (smartphone, tablet…)
  • Custo de implementação reduzido comparado a lojas físicas
  • Colsulta de dados em tempo real (acesso às estatísticas, visitas, taxa de abandono …)
  • Atendimento não presencial. (Será uma vantagem? Em alguns casos sim. Sexshops online não param de crescer.)

Desvantagens de E-commerce

  • Impossibilidade de experimentar o produto antes da compra.
  • Inexistência da experiência sensorial de loja (tocar, sentir, cheirar o produto)
  • O processo de compra de produtos não é imediato envolvendo processos de entregas.
  • Nem todos os produtos podem ser vendidos online (por exemplo venda de gelados online).

Com o e-commerce têm surgido novas ideias de negócios e empresas de sucesso, que atingem elevados números de clientes dada a inexistência de barreiras físicas, fazendo-se chegar aos 4 cantos mundo. A internacionalização é uma estratégia de crescimento de muitas empresas que expandem as suas vendas através de canais digitais. A base dos excelentes resultados está na implementação de estratégias de webmarketing e SEO (referenciamento) que permite eficazmente segmentar targets e encontrar potenciais clientes.

Concorda com a FOKO que é extremamente pertinente a venda de artigos e serviços online?

E-Commerce e o Covid-19

Os desafios são constantes. As empresas devem-se questionar de que forma podem trabalhar a sua presença digital para oferecer algo relevante ao consumidor num contexto de pandemia mundial.

Neste momento, a internet é a “janela” que milhões de pessoas têm para o mundo em seu redor.

O e-commerce é a compra e venda de bens ou serviços através de canais eletrónicos e acarreta um conjunto de vantagens para o consumidor e para o retalhista, que o tornam muito competitivo. A pandemia provocada pelo vírus COVID-19 obrigou a maioria das organizações a ter de adotar novas formas de trabalhar centradas no Digital e no IT para que consigam dar continuidade às suas operações, assim como garantir a evolução da economia e da sociedade

Vantagens do Ecommerce

  • Sem limitações geográficas ou temporais
  • Menor custo de operação
  • Procedimento célere de compra e venda
  • Exposição de todos os produtos de forma simples e organizada
  • Facilidade de monitorização do percurso do cliente pela loja
  • Simplicidade de comercialização de produtos/serviços
  • Possibilidade de corte nos custos de intermediário

A escala do nosso país.

Em todos os setores da nossa economia, nota-se bastante o problema da nossa dimensão face ao resto da Europa e não só. A presença online traz uma dimensão global. Quem está online, além de poder atingir os 8 milhões de utilizadores portugueses, poderá também atingir 4 biliões de internautas a nível mundial (We Are Social, 2019). Isto é uma grande oportunidade para as nossas PMEs se internacionalizarem sem terem que ter uma operação física. Lamentavelmente, muitos empresários ainda não viram a potencialidade de operar num mercado global

O e-commerce em Portugal esta em crescimento

Segundo a ACEPI - Associação da Economia Digital em Portugal, até 2025 o número portugueses a fazer compras online deverá subir para os 59%, totalizando 8,9 mil milhões de euros neste mercado, o que permite às empresas apostar neste canal para expandir os seus negócios, quer a nível nacional como internacional. Já segundo um estudo da Nielsen, 66% dos portugueses afirmam estar dispostos a fazer encomendas online com entregas ao domicílio no futuro, enquanto 63% se mostra disponível para encomendar online e recolher em locais específicos das lojas.

 

Necessita de apoio à implementação de uma solução funcional e segura de teletrabalho?

COMO PODEMOS AJUDAR?

A maioria das empresas está pouco preparada para o teletrabalho, principalmente porque o cenário nunca foi sequer equacionado. Somos uma empresa que trabalha essencialmente em teletrabalho e dispomos das ferramentas ideais para qualquer cenário colaborativo, com provas dadas em diversas indústrias.

Com a propagação do COVID-19 a velocidades alarmantes, as empresas e os governos estão a tomar medidas preventivas que incluem o teletrabalho. Este trabalho longe do escritório pode aumentar as ameaças e as vulnerabilidades em termos de cibersegurança.

Aqui divulga-se alguns princípios fundamentais, que tanto empresa e colaboradores devem colocar em prática aquando da realização de teletrabalho. Aqui ficam as melhores práticas para que se possa proteger adequadamente

MEDIDAS PARA OS COLABORADORES

  • Utilizar apenas dispositivos autorizados pela sua empresa
  • Não partilhar estes dispositivos 
  • Garanta que o seu WI-FI doméstico tem uma password forte
  • Faça backups regulares para um dispositivo externo
  • Evite usar o WI-FI de espaços públicos e utilize sempre a VPN da sua empresa
  • Não abra emails ou SMS, nem clique em links ou anexos, desconhecidos (cuidado com o phishing relacionado com a pandemia de Covid-19)
  • Não partilhe informação profissional nas redes sociais.

MEDIDAS PARA AS EMPRESAS

  • Garanta que os dispositivos estão atualizados e possuem um antivírus e a firewall ativados
  • Disponibilize uma VPN para acesso remoto dos seus colaboradores a recursos de informação vitais
  • Disponibilize meios de autenticação segura para os seus colaboradores
  • Garanta suporte adequado em caso de incidentes ou dúvidas dos seus colaboradores
  • Limite o acesso a sistemas e pastas com dados sensíveis.

Em casos de dúvida deve contactar a FOKO para uma análise da sua rede.

PROTEGEMOS OS NEGÓCIOS DOS NOSSOS CLIENTES

Marque consulta hoje!

O que é segurança da informação?

O ativo mais valioso para uma organização ou pessoa é a informação. Este grande diferencial competitivo então deve estar disponível apenas para as pessoas de direito. Elaborar e garantir critérios que protejam estas informações contra fraudes, roubos ou vazamentos nas empresas são responsabilidades e habilidades dos gestores e analistas de segurança da informação.

Nessa cartilha você vai encontrar alguns passos e ideias de como entregar e melhorar resultados.

 

DICAS & CONSELHOS - Regulamento Geral de Proteção de Dados

A SEGURANÇA DA EMPRESA DEVE SER UMA PREOCUPAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS

O escândalo relacionado com a empresa Cambridge Analytica, e a forma como o Facebook e a Google venderam informação privada, colocou em destaque como a informação pessoal e das empresas é extremamente vulnerável.

Existe uma lição a ser retirada deste caso: se o produto é gratuito, então é muito provável que o utilizador do software/rede social seja o produto. Sempre que utilizamos um serviço sem custos, como Gmail ou Google Drive, devemos ter em conta os riscos para a segurança.

O seu Firewall

O firewall é uma barreira de proteção que controla o tráfego de dados do computador e da internet.

O objetivo desse dispositivo é permitir somente a transmissão e receção de dados autorizados e confiáveis. Conectar à internet sem o uso do firewall é considerado inseguro, já que ele auxilia na proteção contra ataques à segurança do computador.

Como o firewall funciona?

Os firewalls podem existir na forma de software e hardware, ou em uma combinação que junta as duas formas. Tudo varia de acordo com o sistema, a aplicação e o desenvolvimento do programa.

Existem dois tipos de conceitos de firewall: o baseado em filtragem de pacotes e o baseado no controle de aplicações.

Segurança de Dados e Redes

A segurança de TI é um conjunto de estratégias de segurança cibernética que impede o acesso não autorizado a ativos organizacionais, tal como computadores, servidores e os dados da sua empresa e clientes, com objetivo de manter a integridade e a confidencialidade de informações sigilosas, e bloqueando o acesso de hackers, malware, vírus, trojans e vulnerabilidades de sistemas, redes, dispositivos e aplicações.

Qual é a necessidade de segurança de TI?

Informação dos seus emails, sistemas de contabilidade ou produção, etc., e informação vital da sua empresa e também da sua concorrência. Embora o fornecimento de segurança de TI possa ser um custo, um ataque informático ou roubo de dados significativa custa muito mais á empresa. O roubo desta informação podem comprometer a estrutura de uma empresa. 

Sistema FOKO-ERP: Onde é que o sistema pode ajudar a minha pequena empresa?

A cada dia, a tecnologia tem ajudado mais e mais negócios a operar e a crescer de maneira sustentável. E isso vale para organizações de todos os tamanhos, das gigantes multinacionais às microempresas. Com uso dos programas certos, fica bem mais fácil controlar os processos do dia a dia, cumprir as obrigações e garantir a saúde financeira da organização.

Ao buscar informações sobre gestão, talvez já tenha ouvido falar que um sistema FOKO - ERP pode ser muito útil. Mas nem sempre é fácil encontrar explicações claras sobre esse tipo de ferramenta, e é por isso que estamos aqui.

Neste post, vamos explicar o que é um sistema ERP e como ele pode ajudar a gerir o seu negócio com mais facilidade e eficiência.  Vai poder entender que tipos de tarefas ele pode automatizar e quais são as principais consequências positivas do uso desse recurso.

Empolgado para entender melhor? Então vamos começar.

FOKO-ERP  Implementação na Industria Corticeira 

Vantagens software ERP FOKO

Simplifique a sua empresa

• Consulta simplificada

• Controle tempos de produção

• Percentagem de aparas por lote de cortiça

• Rentabilizar as Maquinas

• Utilização de lote

• Analise médias de produção

• Controle de stock em tempo real

• Planear produção

• Aviso de rotura de stock

• Analise de venda, compras , custos……..

• Controle de entrada e saída de produtos

• Relatório diário da empresa (e mail)

O sistema ERP da FOKO, e configurado à medida da sua empresa.

Precisa ter uma melhor visibilidade das suas vendas?

Antecipa as suas vendas, planeia a sua produção antecipadamente, faça mais do que vende quando precisar, reduz os Stocks de resíduos.

The forum is actually offline