Artigos Recentes

Latest Topics

Forum offline

E-commerce, ou comércio eletrónico, diz respeito à implementação de uma loja virtual. Permite, portanto, a compra e venda de bens ou serviços online. Provavelmente está familiarizado com este conceito.

Só em Portugal, no ano passado (2017) 3.1 milhões de compradores realizaram compras online gastando 4,2 mil milhões de euros. Segundo um estudo da E-commerce Foundation Portugal fechou o ano de 2017 com um volume de negócios de 4,7 mil milhões de euros revelando um crescimento de 12% face a 2016.

Em França 36,6 milhões de utilizadores fazem compras online, representando 82,7% dos internautas franceses (Dados de Fevad Ice).

Os dados são claros e expressam uma franca oportunidade para empreendedores que pretendam atualizar-se digitalmente e satisfazer novos consumidores que procuram, comparam e compram online.

Está a pensar em oportunidades de negócios online?

Iremos mostrar-lhe como criar uma loja virtual, as melhores estratégias para vender online em Portugal e como internacionalizar o seu comércio eletrónico.

Primeiro confira vantagens e desvantagens do comércio eletrónico:

Vantagens de E-commerce

• Loja disponível 24h por dia.
  • Inexistência de barreiras físicas.
  • Mais cómodo.
  • Poupança de tempo em deslocações e filas de espera.
  • Processo de compra mais informado.
  • Em qualquer altura, lugar e dispositivo (smartphone, tablet…)
  • Custo de implementação reduzido comparado a lojas físicas
  • Colsulta de dados em tempo real (acesso às estatísticas, visitas, taxa de abandono …)
  • Atendimento não presencial. (Será uma vantagem? Em alguns casos sim. Sexshops online não param de crescer.)

Desvantagens de E-commerce

• Impossibilidade de experimentar o produto antes da compra.
  • Inexistência da experiência sensorial de loja (tocar, sentir, cheirar o produto)
  • O processo de compra de produtos não é imediato envolvendo processos de entregas.
  • Nem todos os produtos podem ser vendidos online (por exemplo venda de gelados online).

Com o e-commerce têm surgido novas ideias de negócios e empresas de sucesso, que atingem elevados números de clientes dada a inexistência de barreiras físicas, fazendo-se chegar aos 4 cantos mundo. A internacionalização é uma estratégia de crescimento de muitas empresas que expandem as suas vendas através de canais digitais. A base dos excelentes resultados está na implementação de estratégias de webmarketing e SEO (referenciamento) que permite eficazmente segmentar targets e encontrar potenciais clientes.

Concorda com a FOKO que é extremamente pertinente a venda de artigos e serviços online?

E-Commerce e o Covid-19

Os desafios são constantes. As empresas devem-se questionar de que forma podem trabalhar a sua presença digital para oferecer algo relevante ao consumidor num contexto de pandemia mundial.

Neste momento, a internet é a “janela” que milhões de pessoas têm para o mundo em seu redor.

O e-commerce é a compra e venda de bens ou serviços através de canais eletrónicos e acarreta um conjunto de vantagens para o consumidor e para o retalhista, que o tornam muito competitivo. A pandemia provocada pelo vírus COVID-19 obrigou a maioria das organizações a ter de adotar novas formas de trabalhar centradas no Digital e no IT para que consigam dar continuidade às suas operações, assim como garantir a evolução da economia e da sociedade

Vantagens do Ecommerce

• Sem limitações geográficas ou temporais
  • Menor custo de operação
  • Procedimento célere de compra e venda
  • Exposição de todos os produtos de forma simples e organizada
  • Facilidade de monitorização do percurso do cliente pela loja
  • Simplicidade de comercialização de produtos/serviços
  • Possibilidade de corte nos custos de intermediário

A escala do nosso país.

Em todos os setores da nossa economia, nota-se bastante o problema da nossa dimensão face ao resto da Europa e não só. A presença online traz uma dimensão global. Quem está online, além de poder atingir os 8 milhões de utilizadores portugueses, poderá também atingir 4 biliões de internautas a nível mundial (We Are Social, 2019). Isto é uma grande oportunidade para as nossas PMEs se internacionalizarem sem terem que ter uma operação física. Lamentavelmente, muitos empresários ainda não viram a potencialidade de operar num mercado global

O e-commerce em Portugal esta em crescimento

Segundo a ACEPI - Associação da Economia Digital em Portugal, até 2025 o número portugueses a fazer compras online deverá subir para os 59%, totalizando 8,9 mil milhões de euros neste mercado, o que permite às empresas apostar neste canal para expandir os seus negócios, quer a nível nacional como internacional. Já segundo um estudo da Nielsen, 66% dos portugueses afirmam estar dispostos a fazer encomendas online com entregas ao domicílio no futuro, enquanto 63% se mostra disponível para encomendar online e recolher em locais específicos das lojas.

The forum is actually offline