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E-commerce, ou comércio eletrónico, diz respeito à implementação de uma loja virtual. Permite, portanto, a compra e venda de bens ou serviços online. Provavelmente está familiarizado com este conceito.

Só em Portugal, no ano passado (2017) 3.1 milhões de compradores realizaram compras online gastando 4,2 mil milhões de euros. Segundo um estudo da E-commerce Foundation Portugal fechou o ano de 2017 com um volume de negócios de 4,7 mil milhões de euros revelando um crescimento de 12% face a 2016.

Em França 36,6 milhões de utilizadores fazem compras online, representando 82,7% dos internautas franceses (Dados de Fevad Ice).

Os dados são claros e expressam uma franca oportunidade para empreendedores que pretendam atualizar-se digitalmente e satisfazer novos consumidores que procuram, comparam e compram online.

Está a pensar em oportunidades de negócios online?

Iremos mostrar-lhe como criar uma loja virtual, as melhores estratégias para vender online em Portugal e como internacionalizar o seu comércio eletrónico.

Primeiro confira vantagens e desvantagens do comércio eletrónico:

Vantagens de E-commerce

  • Loja disponível 24h por dia.
  • Inexistência de barreiras físicas.
  • Mais cómodo.
  • Poupança de tempo em deslocações e filas de espera.
  • Processo de compra mais informado.
  • Em qualquer altura, lugar e dispositivo (smartphone, tablet…)
  • Custo de implementação reduzido comparado a lojas físicas
  • Colsulta de dados em tempo real (acesso às estatísticas, visitas, taxa de abandono …)
  • Atendimento não presencial. (Será uma vantagem? Em alguns casos sim. Sexshops online não param de crescer.)

Desvantagens de E-commerce

  • Impossibilidade de experimentar o produto antes da compra.
  • Inexistência da experiência sensorial de loja (tocar, sentir, cheirar o produto)
  • O processo de compra de produtos não é imediato envolvendo processos de entregas.
  • Nem todos os produtos podem ser vendidos online (por exemplo venda de gelados online).

Com o e-commerce têm surgido novas ideias de negócios e empresas de sucesso, que atingem elevados números de clientes dada a inexistência de barreiras físicas, fazendo-se chegar aos 4 cantos mundo. A internacionalização é uma estratégia de crescimento de muitas empresas que expandem as suas vendas através de canais digitais. A base dos excelentes resultados está na implementação de estratégias de webmarketing e SEO (referenciamento) que permite eficazmente segmentar targets e encontrar potenciais clientes.

Concorda com a FOKO que é extremamente pertinente a venda de artigos e serviços online?

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